PREPARANDO O V FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA
Joãozinho Ribeiro (*)
O Fórum Municipal de Cultura é uma articulação apartidária, que visa construir a cidadania cultural no município. O seu objetivo maior é reunir atores para pensar e intervir na cidade, propondo políticas culturais democráticas e valorizando o desenvolvimento humano e solidário. Durante seus oito anos de existência tem promovido trocas de experiências sobre a ação cultural, a democratização da gestão, processos
participativos e proposto políticas de cultura para o município, além de debates sobre os desafios do desenvolvimento e sua relação com a questão cultural. Desta forma, tem possibilitado a discussão das questões nacionais e regionais da cultura sob o ponto de vista local, contribuindo para a construção da esfera pública e democrática da cultura.
O Fórum tem possibilitado a aproximação de agentes culturais públicos e privados, técnicos de governo, artistas, produtores culturais, pesquisadores e professores universitários e especialistas da cultura e serviços voltados para a cultura e o lazer.
Foi por iniciativa do Fórum que dois importantes instrumentos de política cultural transformaram-se em diplomas legais, aprovados pela Câmara de Vereadores de São Luís: A Lei de Incentivo à Cultura (hoje abandonada pela atual gestão municipal) e o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (igualmente desativado). Através também do Fórum, quatro grandes encontros culturais foram realizados (1997, 1998, 2000 e 2001) em
São Luís, abordando temáticas relacionadas com a nossa herança cultural e com a gestão pública e democrática da cultura, culminando com um memorável debate entre os candidatos à Prefeitura de São Luís, realizado em 2000, no Teatro Alcione Nazaré, onde, pela primeira vez, expuseram para a população seus Planos de Governo para a Área da Cultura.
Este ano o V Fórum Municipal de Cultura será realizado nos dias 1, 2, 3 e 4 de setembro, tendo como tema principal “Cultura não é só Coisa de Artista!”, devendo ser precedido de vários encontros preparatórios, que devem privilegiar bairros localizados em dez regiões
estratégicas de São Luís, além de articular-se com os movimentos culturais das cidades de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
A partida para esta inusitada caravana cultural acontecerá neste sábado, 12 de junho, no Teatro Itapicuraíba, no Bairro do Anjo da Guarda, onde artistas, gestores, produtores e agentes culturais em geral debaterão questões de relevante importância para a construção de uma política decente e democrática para o município de São Luís, Patrimônio da Humanidade.
2004: Ano da Cultura
2004 está sendo considerado o ano dos fóruns culturais. Em âmbito mundial, dois grandes eventos estão mobilizando agentes culturais de todo o planeta: o Fórum das Culturas de Barcelona, com duração de cinco meses (maio a setembro) e o Fórum Cultural Mundial, que
será realizado na cidade de São Paulo, de 26 de junho a 04 de julho. Antecedendo estes eventos, vários outros aconteceram e estão por acontecer.
Exemplificando:
– III Fórum Internacional Arte sem Fronteiras; 31 de março a 02 de abril em SP, que reuniu representantes da América Latina e Europa. Tema: “Diversidade e Direitos Culturais – Cultura e Políticas Públicas para o Desenvolvimento;
– Fórum Brasileiro de Cultura; RJ, dias 19, 20 e 21 de maio. Tema: Diversidade Cultural e
Igualdade Social: promovendo novos valores, novos comportamentos e oportunidades”;
– III Fórum Regional de Políticas Culturais; Rio Claro/SP, de 17 a 19 de junho.
Tema: Cultura é a Mãe!”; (o missivista estará participando deste encontro; grifo do editor)
No período de 12 a 15 de novembro de 2003, na cidade do Rio de Janeiro, artistas, escritores e poetas, agentes e produtores culturais, gestores de governo, redes de
cultura e cidadania de todo o país já haviam se reunido no “Encontro de Cultura das Cidades”, evento associado ao Fórum Cultural Mundial (com participação do missivista; novamente grifo do editor)
O Fórum das Culturas de Barcelona, que tem como foco maior a gestão municipal e local das políticas públicas para a cultura, em sua abertura, teve como principal novidade a aprovação pelo Fórum de Autoridades Locais (Prefeitos, Ministros e Secretários) a Agenda 21 das Cidades para a Cultura.
Acredito que o movimento cultural da Área Itaqui-Bacanga estará dando um precioso exemplo para toda a cidade de São Luís e para todo o Estado do Maranhão, contribuindo, pioneiramente, para uma discussão mais qualificada e democrática das coisas da Cultura, que não interessa somente aos artistas.
Não esqueça: dia 12 de junho, das 9:00 às 18:00, no Teatro Itapicuraíba.
(*) poeta e compositor
Secretaria Executiva do V Fórum Municipal de Cultura
