RETROSPECTIVA 2004
Sem ordem cronológica (ou qualquer outro tipo de ordem) buscando na cabeça
(quem lembrar de algo, ajude-me, enviando um e-mail).
V Fórum Municipal de Cultura
meses de reuniões preparatórias, discussões etc. e quatro dias, em setembro, com a fina flor da cultura local, regional e nacional. O maior acontecimento cultural do ano no Estado.
Projeto Serenata dos Amores
através do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável, o resgate de valores culturais das comunidades que fazem o Centro Histórico: Desterro, Portinho e Praia Grande. Cortejo pelas ruas e apresentações musicais, poéticas e teatrais no Largo da Igreja do Desterro. Entreguei e recebi (em ocasiões diferentes) o Troféu Zé Pequeno. Obrigado!
Anuário Suplemento Cultural e Literário J P Guesa Errante
um super lançamento, com show de Cesar Teixeira; zeloso trabalho da equipe capitaneada por Alberico Carneiro e Josilda Bogéa Anchieta. O blogueiro aqui tem dois textos lá!
Shopping Brazil: o disco e o blog
é claro que o primeiro foi/é/será (merecidamente) mais festejado que o segundo; 2004 foi o ano de lançamento do primeiro disco de Cesar Teixeira (na minha opinião, o maior compositor vivo do Maranhão) e deste modesto blog.
Cesar Teixeira no Prêmio Universidade
conforme os amigos percebem (até pelo nome deste blog), sou um entusiasta da obra e da pessoa de Cesar Teixeira. Shopping Brazil (o disco) arrebatou cinco prêmios na edição 2004 do Prêmio Universidade, o mais importante da música no Estado: melhor disco, melhor cantor, melhor compositor, melhor samba (Vestindo a Zebra) e melhor letra (a faixa-título).
Zeca Baleiro na Maria Aragão
ótimo! Inauguração da nova praça e memorial em grande estilo. E em janeiro ele estará aqui para um show ao lado dos monstros sagrados (ele também, um) Chico Maranhão e Cesar Teixeira. Produção de Ópera Night. (Isso nem deveria lá embaixo, no “o que vem por aí”. Mais detalhes aqui no blog, no começo do ano que vem!)
O falecimento de Lopes Bogéa
nem só de boas lembranças vive o homem: perdemos Lopes Bogéa; sua obra estava sendo registrada num projeto de Zeca Baleiro, que chegou a gravar algumas faixas do vasto cancioneiro do memorialista. Grande perda para a cultura maranhense!
Bruno Batista
com seu ótimo disco de estréia, homônimo, Bruno Batista arrebatou o prêmio Universidade na categoria Revelação. Merecido!
Carolina
bom demais ter viajado com a equipe do Almanaque J P Turismo (onde assino a coluna Quintal Poético) para aquela maravilhosa cidade de belíssimas paisagens. Em 2005 irei até a próxima letra do ABC do Turismo com a Imprensa Turística Itinerante, invenção do amigo Gutemberg Bogéa.
Liga Tripa
este ano conheci o melhor grupo já surgido em Brasília. O amigo Glauco Barreto apresentou-me o grupo mambembe que este ano completou 25 anos de uma carreira pouco conhecida fora dos muros da UnB e Escola de Música de Brasília.
O Natimorto
a melhor ficção lida por mim em 2004.
2005: o que vem por aí
Obras Completas de J M Cunha Santos
já estamos trabalhando para editar as “Obras Completas de J M Cunha Santos”, que trará seus livros já publicados (“Meu Calendário em Pedaços”, “O Esparadrapo de Março”, “A Madrugada dos Alcoólatras”, “Paquito, o Anjo Doido”, “Pesadelo” e “Odisséia dos Pivetes”), além dos inéditos “O Corrupto” e “Vozes do Hospício”, além da reunião de suas “Crônicas do Quinto Dia” por eles publicadas por bastante tempo no Jornal Pequeno.
50 e Tantas
comemoração dos cinqüenta anos de vida e arte do poeta e compositor Joãozinho Ribeiro. Gravação de disco e lançamento do livro inédito “Paisagem Feita de Tempo” (poema, escrito em 1985). Participações confirmadas de Zeca Baleiro, Zé da Velha, Silvério Pontes, Rita Ribeiro, Antonio Vieira e Cesar Teixeira, entre outros.
Companheira de Solidão
Lançamento do primeiro livro (poemas) do blogueiro aqui. Sem previsão e (por enquanto) sem patrocínio.
