Texto de Joãozinho Ribeiro, com colaboração deste blogueiro, publicado hoje, no JP Turismo, encarte do Jornal Pequeno; lá, sem os devidos créditos.
por Joãozinho Ribeiro*
colaborou Zema Ribeiro**
As comunidades do Centro Histórico de São Luís se preparam para a realização do II Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável – Desterro, Portinho e Praia Grande. As discussões acontecerão na próxima semana, durante os dias 13, 14 e 15 de abril, no Auditório do Poeta, localizado no Convento das Mercês. Como diz o título do acontecimento, trata-se de sua segunda versão, que conta com uma parceria singular, tanto na sua elaboração, como na realização e nos desdobramentos de suas ações.
Esta parceria envolve órgãos das três esferas de governo (municipal, estadual e federal), entidades comunitárias e sindicais, moradores, comerciantes, pequenos e médios empresários, todos com o objetivo comum de criar as condições necessárias para que o desenvolvimento humano seja o centro das políticas públicas destinadas para aquela histórica área. Foi exatamente com este propósito que no ano passado, diversas instituições que trabalhavam isoladamente, resolveram juntas construir o Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável e desenvolver ações de inclusão social que hoje são responsáveis por um modelo ímpar de atuação, sem precedentes em outra comunidade ludovicense.
Da parceria inicial fizeram parte a União de Moradores do Centro Histórico, o SESC, o Núcleo Gestor do Centro Histórico, a Faculdade São Luís, o CEDUC, o SEBRAE, a APROSMA, a Secretaria de Estado da Cultura, IPHAN etc. Hoje, outras instituições se integraram ao Fórum, como o Sindicato dos Arrumadores, da Cooperativa Gastronômica; e, mesmo aquelas que não se encontram diretamente vinculadas às ações do Fórum, nunca deixaram de prestar seu apoio, às atividades coletivas realizadas: Convento das Mercês, Câmara de Dirigentes Lojistas etc.
Para a versão deste ano a idéia é que se possa fazer três dias de discussão, que possam ajudar a consolidar os propósitos do Fórum: principalmente a inclusão social, a geração de renda e voltar os olhos do mundo para os três bairros que formam o Centro Histórico da capital maranhense, Patrimônio Cultural da Humanidade. O Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável tem caráter permanente e reúne-se todas as quartas-feiras no prédio do Centro de Educação e Cidadania – CEDUC, à Rua da Palma, s/n.
A solenidade de abertura do II Seminário de Desenvolvimento Territorial Sustentável – Desterro, Portinho e Praia Grande acontecerá no próximo dia 13 de abril, às 19h. Confira abaixo a programação completa do evento.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 13 de abril
19h30min – Solenidade de abertura
- Apresentação da Banda do Bom Menino
- Fala inspiradora
- Composição da mesa:
(União dos Moradores do Centro Histórico – Convento das Mercês – Prefeitura de São Luís – Governo do Maranhão – Faculdade São Luís – Iphan/Ma – Sebrae/Ma – Câmara de Vereadores de São Luís – C.V.R.D. – Ministério Público Federal)
22h – Encerramento:
- “Dança do Balaio”
Dia 14 de abril
18h – Apresentação do Grupo “Tapete Criações Cênicas”
18h30min – Mesa 1: “SEGURANÇA E MORADIA”
Sessão pinga-fogo: intervenção de 5 pessoas da comunidade com o tempo de 3 minutos para cada uma delas
Debatedores: Delegacia de Turismo – Faculdade de Arquitetura – Núcleo Gestor do Centro Histórico – União de Moradores do Centro Histórico – Delegacia de Polícia Civil – União por Moradia Popular
20h – Intervalo
20h30min – Retorno com discussões em grupo
22h – Encerramento:
- “Tambor da Paz”
Dia 15 de abril
18h – Mesa 2: “TRABALHO E RENDA”
Sessão pinga-fogo: intervenção de 5 pessoas da comunidade com o tempo de 3 minutos para cada uma delas
Debatedores: Secretaria Municipal de Turismo – Cooperativa Gastronômica do Centro Histórico – SEBRAE/Ma – CEDUC – Sousa do Cachorro-Quente – D. Dilma Pinheiro – SEMTHURB
20h – Intervalo
20h30min – Retorno com discussões em grupo
22h – Encerramento:
- Roda de Capoeira
- Tambor de Crioula “Manto de São Benedito”
* poeta, compositor, professor universitário.
** editor de http://olhodeboi2.zip.net
