[release recebido, via e-mail, do jornalista Cesar Teixeira]
João do Vale será homenageado no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 6 de dezembro, quando completa 9 anos do seu falecimento. A programação será realizada a partir das 19h no auditório do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124 – 25º andar), com o lançamento do documentário recém premiado em Gramado “João do Vale – muita gente desconhece”, do cineasta Werinton Kermes.
O tributo prestado ao compositor no Rio, onde é considerado como “o mais carioca dos maranhenses”, ocorre no momento em que se comemora os 40 anos do revolucionário Show Opinião, espetáculo idealizado por Oduvaldo Viana Filho, Paulo Pontes e Armando Costa, com direção de Augusto Boal, que mesclava a força da música de raiz ao impacto performático da representação teatral.
Após a exibição do documentário sobre João do Vale, haverá um debate com a participação de Werinton Kermes, Sérgio Cabral e Márcio Paschoal, autor do livro “Pisa na fulô, mas não maltrata o carcará”, um envolvente resgate da vida e da obra do compositor maranhense, lançado em 2000 pela Lumiar Editora. A programação será encerrada com um show de Geraldo Azevedo.
