96 anos de Maria Aragão

[da Assessoria de Imprensa do Instituto Maria Aragão]

Será realizada hoje no Memorial Maria Aragão, à Av. Beira-Mar, uma homenagem à líder comunista Maria José Camargo Aragão pelo seu 96º aniversário de nascimento, a partir das 17h. A celebração do 10 de fevereiro será feita pelo Pe. Victor Asselim, membro do Instituto Maria Aragão-IMA, entidade organizadora da programação, que teve o apoio da Fundação Municipal de Cultura.

Na oportunidade, em prosseguimento aos seus objetivos político-culturais, o IMA fará o lançamento do Programa Político Educativo Cultural do Memorial, com a abertura de um Banco de Dados, dando início ao projeto de visitação escolar “Conhecendo as lutas sociais e políticas do Maranhão”, com a participação de cerca de 50 alunos de uma escola pública.

O prefeito Tadeu Palácio receberá em mãos uma proposta de criação de uma Curadoria para administrar o Memorial, que deverá ser integrada por membros do Instituto Maria Aragão e da instituição municipal. “Visamos, acima de tudo, a preservação do Memorial enquanto interesse público e histórico, independentemente do quadro político que ocupar a Prefeitura”, ressalta Ironildes Vanderlei, ex-presidente do IMA.

Durante a programação, a Banda de Música da Guarda Municipal executará um repertório com as músicas preferidas de Maria Aragão.

Serão também lançados os livros “Balaios e Bem-te-vis: A Guerrilha Sertaneja”, da Profª Claudete Maria Miranda Dias, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, e “São Luís em PreAmar: Ainda Assim, há um Azul”, do escritor e jornalista maranhense Herbert de Jesus Santos, que recitará um poema oferecido à aniversariante.

Às 19h dar-se-á a posse da nova diretoria do Instituto Maria Aragão, seguida de Mesa Redonda com o tema “A Balaiada”, tendo como palestrantes as historiadoras Maria Raimunda Araújo, Sandra Regina Rodrigues dos Santos e Claudete Maria Miranda Dias.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados