Foliões da Vila Embratel estréiam na Praia Grande (+ 2)

[release recebido pelo blogueiro; sexta-feira, no Diário da Manhã, com reprodução aqui, texto dele sobre o espetáculo]

Estréia nesta sexta-feira (17), às 18 horas, no Teatro Alcione Nazareth, o espetáculo musical O Carnaval do Povo no Reino da Serpente, encenado por 23 jovens do projeto Ritmando a Cidadania, desenvolvido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) em parceria com o Consórcio Social da Juventude da Ilha de São Luís. O musical revisita vários ritmos maranhenses, sobretudo associados ao período carnavalesco, como o bloco tradicional, o tambor de crioula e o baralho.

A montagem do espetáculo é fruto de um trabalho coletivo que contou com a participação de Cesar Teixeira (roteiro, direção e concepção cenográfica) e dos instrutores Kleber Lopes (coreografia), Negreiros Xavier (percussão) e Diego Viegas (produção de instrumentos), além de Zelinda Lima (fantasia do bloco tradicional), Édson Mondego (painéis de fundo), Paulo César (confecção da serpente), Dida Magalhães e Analice (dança do tambor de crioula).

Segundo Joisiane Gamba, advogada da SMDH e coordenadora do Ritmando a Cidadania,“o objetivo principal do projeto foi proporcionar a jovens da Vila Embratel a oportunidade de conquistar sua cidadania através do aprendizado de ritmos maranhenses e da confecção de instrumentos regionais, buscando sua inserção em um mercado alternativo de trabalho e a melhoria da renda familiar”.

Desde agosto do ano passado, 65 projetos selecionados foram desenvolvidos em São Luís pelo Consórcio Social da Juventude da Ilha de São Luís, resultado de uma parceria entre Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Delegacia Regional do Trabalho-MA, Centro de Cultura Negra do Maranhão (entidade âncora) e um Conselho Gestor formado por entidades da sociedade civil. Até o mês de dezembro os jovens integrantes de cada projeto receberam uma bolsa de 150 reais, além de lanche e vale transporte, para as atividades fora do seu bairro.

Para a coordenação do projeto Ritmando a Cidadania, o espetáculo é o coroamento de todo o trabalho realizado pelos rapazes e moças da Vila Embratel, que, após a estréia, deverão também fazer apresentações nos palcos do circuito carnavalesco. O Teatro Alcione Nazareth fica localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, à Rampa do Comércio, nº 200 – Praia Grande.

2.
Amanhã, conforme já noticiado, lançamento de Crônicas de Menino, de Marcos Fábio Belo Matos.

3.
Domingo, no Diário da Manhã, Diário Cultural especial: A Vida de Seu Francisco, resultado de trabalho nosso (para a Faculdade) com Chico Maranhão.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados