completei, dia 20 de maio, seis meses de diário cultural, com raras interrupções. o de hoje segue abaixo, quatro notinhas ligeiras; a última, sobre assunto já tratado aqui: blogues que disponibilizam música na rede [quem quiser ler a matéria da folha, pode pedir por e-mail a este blogueiro]. aos interessados: na caixa de comentários do tópico ilegal, imoral ou engorda?, há mais um endereço, e novidades que eu for descobrindo, vou postando por lá. até!
Rapidinhas
Literatura, música e teatro. Opções para todos os gostos dos leitores do Diário Cultural. Confira!
Lançamento
O poeta Bioque Mesito, que edita o blogue Central da Poesia, convida para o lançamento do livro “Argos da Matéria”, de Geane Lima Fiddan. A noite de autógrafos acontece nesta sexta-feira, 2 de junho, às 19h, na Casa do Maranhão (Praia Grande). Maiores informações no endereço acima.
Armazém de sons
O Armazém da Estrela varia a programação musical de hoje até sábado, sempre às 22h: Ruber (hoje), Sérgio Habibe (amanhã) e o saxofonista Pedro Duarte (sábado) farão as noites da casa. No domingo, a partir das 16h, é a vez do Samba de Mesa do Grupo Espinha de Bacalhau. Nas quartas-feiras, a programação fixa da noite apresenta um forró pé-de-serra, também às 22h. Maiores informações e reservas pelo telefone (98) 3231-7431.
TAA, 189
O Teatro Arthur Azevedo completa hoje 189 anos. Aqui, os parabéns da coluna ao espaço. Em comemoração, será apresentado, hoje (às 20h) e amanhã (às 16h), o Balé Dom Quixote, que tem direção de Olinda Saul, com a participação de bailarinos locais e convidados. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência na portaria do teatro. Maiores informações pelo telefone (98) 3219-9900.
Marisa Monte e Chico Buarque vs piratas
Após longo hiato, Marisa Monte colocou recentemente dois discos novos no mercado: um, “pop”, “Infinito Particular”, outro, de sambas, “Universo Ao Meu Redor”. Os trabalhos possuem um dispositivo que impede os usuários de baixar as faixas para seu computador ou para mp3 players, para uso próprio; a alegação da “indústria fonográfica”: o combate à pirataria. Não adiantou. Matéria do jornal Folha de São Paulo de segunda-feira passada, dia 29, dava conta: “Blogs colocam na rede raridades da música brasileira”. Na verdade, não são só raridades: é possível baixar os discos novos de MM e Chico Buarque, apenas para ficar em exemplos de trabalhos que chegaram caros ao mercado (os dois primeiros custam, em média, R$ 39,99 em lojas de São Luís; o terceiro, R$ 36,99). É clicar e baixar. Os endereços: http://aisporecords.zip.net, http://aisporecords2.zip.net, http://aisporecords.opus666.com, http://brnuggets.blogspot.com, http://saravaclub.blogspot.com, http://vinilvelho.blogspot.com, http://musicadobem.blogspot.com e http://mercadodepulgas.blogspot.com
