ao cinquentão natan máximo

desde que descobri, ao pegar seu endereço de e-mail, ou vendo algo com seu carimbo, que o nome de natan é nataniel, e mais, que seu sobrenome é máximo, inventei a saudação, com que cumprimento-lhe quando nos topamos pelos corredores (da vida e da arte, no dizer do sempre mestre joãozinho ribeiro): “natan, você é o máximo!” a isto ele responde com um “zema, o bárbaro”, sempre sorridente.

na quarta-feira passada (19), natan completou 50 anos. uma turma de amigos correu o chapéu e organizou uma festinha para ele. merecida. memorável festa. emoção total. pediram-me para escrever uma espécie de “roteiro de cerimonial”, pelo que entendi. como sou péssimo nisso e, tomado pela emoção, tornou-se impossível atender ao pedido e cometi o texto abaixo, que li com elizandra, na ocasião.

publico aí após vários elogios (gracias, turma, vocês exageram…) e após a carinhosa indagação/intimação de micaela: “por que não pões o texto do natan em teu blogue?”

*

ao cinquentão natan máximo

certamente, se mais sábios fossem os homens, todo dia seria o dia certo de celebrarmos a amizade. ou melhor, as amizades. nunca esperaríamos pelo momento certo ou por “aquela ocasião” para dizer o quanto gostamos de alguém.

há algumas datas, no entanto, que nos são especiais. e o aniversário de alguém de quem gostamos é, certamente, uma delas. queremos estar juntos, dar aquele abraço apertado que estamos lhe e nos devendo há tempos, queremos colocar o papo em dia. queremos simplesmente ficar perto, fazendo e tendo companhia agradável, celebrando o cumprimento de mais uma etapa da vida, que queremos ainda longa, mais uma primavera, mais um carnaval.

e por falar em carnaval, nesta quarta-feira que nada tem de cinzas, aqui estamos reunidos para celebrar mais uma primavera do mais que colega de trabalho, o professor, amigo e irmão natan.

seus cabelos são de prata, mas as bodas são de ouro. fazer parte de tua vida e ter-te, parte da nossa, é, perdão da rima piegas, um tesouro.

por isso bradamos, em uníssono, o acerto de teus pais ao te batizarem: nataniel, você é o máximo!!!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados