BATE-PAPO COM AUTORES DO MA

Programa Conversas Literárias levará escritores e artistas a cidades do interior; hoje, em Matões do Norte, o convidado é Chico Maranhão.

Uma caravana literária composta por um seleto grupo de escritores, artistas e jornalistas maranhenses volta a visitar algumas cidades do interior do estado este mês. A programação, que celebra um ano, integra o roteiro do programa Conversas Literárias, realizado dentro do projeto Biblioteca Aberta, que é desenvolvido pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Pública Benedito Leite (Sabip) e pela Biblioteca Pública Benedito Leite. A estréia acontece hoje, em Matões do Norte, com participação do reconhecido cantor e compositor Chico Maranhão e da jornalista Selma Figueiredo, da equipe de O Estado.

O objetivo é favorecer a formação de novos leitores e promover a aproximação entre leitor e autor em um bate-papo descontraído, conduzido por um mediador. A cada edição, há ainda a participação de um escritor de destaque na cena local, indicado pela cidade-sede, e de uma atração cultural na área de teatro, música ou mímica. A proposta é, a partir do mergulho na experiência pessoal de cada autor, proporcionar uma viagem ao mundo do fascínio e paixão pela literatura.

Na pauta, discussões que têm por base a importância da leitura na construção do cidadão. Assim, semana que vem, dia 9, Wilson Marques, Gilson Cesar e Vanessa Serra serão os convidados em Pio XII. Dia 11, será a vez de Paulo Melo Sousa e Domingos Tourinho participarem do evento em Penalva. A programação prosseguirá, com Geraldo Iensen e Eduardo Júlio, dia 15, em Centro Novo do Maranhão. Dia 17, Fernando Abreu, Silvana Cartágenes e Zema Ribeiro são os convidados em Capinzal do Norte. Para fechar, dia 19, José Ewerton, Raimundo Garrone e Rosa Reis participam em Santo Amaro do Maranhão. Dia 22, haverá a culminância dos encontros, na Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís.

O cantor e compositor Chico Maranhão, atração de hoje em Matões do Norte, conversará com o público, pincelando momentos de sua trajetória e destacando a importância da leitura. “Esse projeto é uma das melhores iniciativas em questão de cultura relativa à biblioteca. Além de ressaltar a função dessas casas como difusoras culturais, as associa a expressões artísticas como a música”, declara Maranhão, que também é arquiteto e nesta área é autor do livro Urbanidade do Sobrado – Um estudo sobre a Arquitetura do Sobrado de São Luís (Editora Hucitec), fruto de seu trabalho de conclusão do mestrado pela UFPE e que traz CD brinde com dois bônus track.

No show que apresentará após o bate-papo com os moradores da cidade, Maranhão diz que priorizará o público infantil. “Meu foco musical serão as crianças, uma geração que está tendo uma experiência enriquecedora com esse projeto”, declara o artista. No repertório autoral, estão composições como O Circo Chegou, Cidade, Velhinho Saliente e Meu São João e muitas outras.

OUTROS PÚBLICOS

Visando estender os resultados obtidos no encontro a outros públicos, o projeto prevê a publicação da revista Conversas Literárias, que trará um balanço das atividades realizadas durante um ano de atividades. O evento, que tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura, integra a programação em comemoração aos 179 anos da Biblioteca Pública.

O Projeto Biblioteca Aberta é desenvolvido nas 25 Bibliotecas Municipais implantadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e em mais uma modernizada com o apoio do Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura (MinC), em 2007 – num total de 26 municípios contemplados.

É desenvolvido em três módulos, que abrangem a Supervisão de Bibliotecas Municipais, Capacitação de Gestores de Bibliotecas e o Conversas Literárias. A intenção é a dinamização dos espaços e a atualização dos gestores e mediadores culturais, sempre priorizando o incentivo à leitura e buscando o melhor uso das bibliotecas, a qualidade no atendimento ao público e a adequada organização do acervo.

Hoje, 3
Com Chico Maranhão e Selma Figueiredo – Matões do Norte
dia 9
Com Wilson Marques, Gilson Cesar e Vanessa Serra – Pio XII
dia 11
Com Paulo Melo Sousa e Domingos Tourinho – Penalva
dia 15
Com Geraldo Iensen e Eduardo Júlio – Centro Novo do Maranhão
dia 17
Com Fernando Abreu, Silvana Cartágenes e Zema Ribeiro – Capinzal do Norte
dia 19
Com José Ewerton, Raimundo Garrone e Rosa Reis – Santo Amaro do Maranhão
dia 22
Culminância de todos os encontros (artistas a definir) – na Biblioteca Pública Benedito Leite (São Luís)

[página 6 do Caderno Alternativo, O Estado do Maranhão, hoje]

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados