É bem sucedido e emocionante o encontro musical de Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro.
As três cores do semáforo na vasta avenida musical que percorrem Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro indicam convergentes possibilidades: pare, olhe, escute. Não há como não prestar atenção a este encontro. Três cantoras da nem tão nova eme-pê-bê, tão parecidas, tão diferentes, a baiana-mineira, a carioca, a maranhense.

[Três Meninas do Brasil. Capa. Reprodução.]
As Três Meninas do Brasil [Biscoito Fino/Quitanda, 2008, R$ 42,90 em média] – verso da música Meninas do Brasil, de Moraes Moreira e Fausto Nilo que abre e batiza esta união – destrincham um diversificado repertório onde as particularidades de cada menina são respeitadas sem uma se sobrepor a outra. É bonito ver, quando uma canta sozinha, as outras duas sentadas, em pleno palco, cantando fora dos microfones, batendo palmas, dançando.
Sóbrio, o experiente maestro Jaime Alem – de Maria Bethânia, proprietária do selo Quitanda, que lança o dvd pela Biscoito Fino – diverte-se. E quem não, ali? Os manos da banda, as minas do palco, estrelas que floram – flores que estrelam – a bandeira brasileira, o Brasil a imensa avenida musical por onde passeiam o girl-power-trio, as meninas super-poderosas da música brasileira.
Marisa Monte (Seo Zé, em parceria com Nando Reis e Carlinhos Brown) é a única mulher a comparecer ao repertório, além de Teresa Cristina (Cantar) e Rita Ribeiro (Divino, em parceria com Zeca Baleiro). Da vontade daquela cantar a música dessa meio que surge o projeto, o show gravado ao vivo em 24 de agosto do ano passado no Teatro Municipal de Niterói.
Não há risco de avançar o sinal: meninos e meninas do Brasil se deterão diante do vestido amarelo de Jussara Silveira, do verde de Teresa Cristina e do vermelho de Rita Ribeiro, ao menos até o fim do dvd. Quem não se emocionar devia ser multado. Há risco de vários repeats.
[*O título deste texto mescla os das músicas Para ver as meninas (Paulinho da Viola) e Meninas do Brasil (Moraes Moreira e Fausto Nilo), ambas gravadas em Três Meninas do Brasil.]
[Tribuna Cultural, Tribuna do Nordeste, ontem]

sem rasgação de seda: é incrível como, a cada dia, você consegue escrever melhor.
A Jussara Silveira é fueda, puerra! A bicha inspira! :D
oh, donna… obrigadíssimo. sei de sua sinceridade.>>pode crer. a primeira coisa que ouvi de jussara na vida foi uma regravação d”a volta da xanduzinha”, de mr. tom zé. fueda mesmo.>>abraços!