VIEIRA HOMENAGEADO NO CHORINHOS E CHORÕES

Gravamos ontem um Chorinhos e Chorões (Rádio Universidade FM, 106,9MHz, domingo, 9h) especial em homenagem a Mestre Antonio Vieira, que faleceu na última terça (7), aos 88 anos. O “seu café instrumental de domingo” (12), especial, terá duas horas de duração e trará depoimentos emocionados e descontraídos dos convidados de Ricarte Almeida Santos: o violonista Celson Mendes, o percussionista Arlindo Carvalho, a radialista e cantora Rosa Santos, a historiadora Nívia Saraiva e este humilde amanuense.

No repertório, além de clássicos de Vieira, como Tem quem queira, Cocada e Banho cheiroso, gravações raras, a exemplo de Balaio de Guarimã, em interpretação de Ari Lobo (1974) e Surra curuba, gravação nunca tocada no rádio, do show Papel de seda, em que Antonio Vieira dividiu o palco com Cesar Teixeira, em 2000, no Circo da Cidade, na primeira produção de Ópera Night. Também comparecem à seleção faixas de O samba é bom, Pregoeiros, Antoniologia Vieira, Coletânea de sucessos e de uma gravação ao vivo de Brasil de todos os sambas, show apresentado por Antonio Vieira e Cesar Teixeira no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), em 2004, com participações de Teresa Cristina, Rita Ribeiro e Célia Maria.

São muitas as histórias, curiosas e engraçadas, sobre a simplicidade e a grandeza do agora saudoso Vieira e mesmo um programa de duas horas é insuficiente. Escolher o repertório então, não foi tarefa fácil. O programa pode ser ouvido pela internet.

Pensando bem, bem que o Chorinhos e Chorões poderia ter duas horas todo domingo, não é?

Ouça(m)!



[Em sentido horário, a partir do laptop: Ricarte Almeida Santos, Celson Mendes, Arlindo Carvalho, Rosa Santos, Nívia Saraiva, Paulo Pellegrini (em pé) e o blogueiro. As fotos são da Carol, cujo sobrenome não sei]

*

Em primeiríssima mão: daqui a um mês, 9 de maio, Antonio Vieira completaria 89 anos. Na data, um sábado, o projeto Clube do Choro Recebe levará ao palco do Restaurante Chico Canhoto, às 19h30min, os bambas do Urubu Malandro, grupo outrora integrado pelo último velho moleque. Arlindo Carvalho (percussão), Caio Carvalho (percussão), Domingos Santos (violão sete cordas), João Neto (flauta), Juca do Cavaco e Osmar do Trombone receberão diversos artistas da música maranhense para mais uma grande e merecida homenagem ao grande compositor. Imperdível como o Chorinhos e Chorões deste domingo.

2 respostas para “VIEIRA HOMENAGEADO NO CHORINHOS E CHORÕES”

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados