(OU: AGORA VAI?)
Sou, por princípios, contra coisas como privatização, terceirização e falência de órgãos públicos. Essas coisas que o tucanato tanto adora.
A Coliseu fechou. A coleta de lixo em São Luís, há tempos, é realizada por terceirizadas. Se a empresa pública há muito não dava conta do dever de casa, a(s) terceirizada(s) também não.
Um monte de lixo amontoado na rua 21 de abril, Vila Passos, bairro vizinho ao centro da capital. A lógica dos garis é inteligente: amontoar o lixo num determinado local, para, depois, o carro parar e eles recolherem tudo de uma vez.
O carro do lixo não pode passar, pois na esquina de 21 de abril com Castro Alves, há essa vala, secular (ou milenar, sei lá), que já foi “consertada” na gestão de João Castelo. Talvez a foto não traduza a “grandeza” da obra, traduzida sonoramente em grandes estrondos (e posteriores xingamentos) quando motoristas desavisados tentam passar por seu lado mais fundo.
Em frente àquela vala, esta, donde jorra água, não sei se potável, dada a aparente limpeza da mesma, ou se de esgoto.
Aqui, distante menos de 30 metros da outra pilha, mais um monte de sacos de lixo. Se chove, o que não tem sido raro na capital maranhense, a rua 21 de abril enche (algumas casas por lá também, o jumento, coitado, não sabe nadar), bem como a Padre Anchieta, rua paralela que não aparece em nenhuma dessas fotos.
Esta é, infelizmente, pequeníssima amostra do que São Luís está hoje: uma ilha cercada de água por todos os lados, inclusive o de cima, com a água a entupir os não pouco buracos que a cobrem. Enquanto eu fotografava uma pilha de sacos de lixo, uma transeunte dava uma de diretora de fotografia: “fotografa aquele ali também, que esses políticos só querem saber de nós quando precisam do voto. Depois…”, reticências que todos sabemos o que significam.
São Luís: buracos para todos.
(Fotos: Zema Ribeiro)





Zema, me solidarizo com sua angústia. Por aqui também há buracos e alguns deles a prefeitura já os remendou por três vezes para logo o buraco reaparer zombateiro em seguida. Quer dizer: João Catelo Não Sabe Fazer!
é, celijon. o pior é que os buracos zombam de nossas caras. e castelo ou não sabe ou não quer fazer. abração!
Os buracos, os remendos, o descaso nesta cidade crescem diariamente. Infelizmente, a prefeitura prioriza determinadas areas (que sei lá quais sao) enquanto os cidadãos caem, quebram veiculos e so veem os prejuizos, isto pq grande parte da populacao (quase sempre a classe popular) paga seus impostos em dia.
Tb fico indignada ao ver e passar por inumeros buracos na nossa ilha. Espero que o prefeito e toda sua equipe realmente conclua seu estudo sobre a atual situacao em sl em todas as áreas e perceba que o povo confia em seu trabalho. Vamos ver se o trabalho aparece…
já 'tá mais do que na hora de aparecer. abraço!