OS IMPACTOS DA SOJA NO MARANHÃO

O relatório: desenvolvido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) em parceria com o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), apresenta diversos aspectos dos impactos da monocultura da soja na microrregião do Baixo Parnaíba maranhense (dados de 2008).

O livro: publicado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), A agricultura familiar da soja na região sul e o monocultivo no Maranhão: duas faces do cultivo da soja no Brasil traz o resultado das pesquisas de Sérgio Schlesinger (PR) e Sidemar Presotto Nunes (RS) e do Prof. Dr. do Departamento de Ciências Sociais da UFMA, Marcelo Carneiro, que apresenta o caso da soja na região do Baixo Parnaíba e na cidade de Balsas.

O documentário: A soja na Terra das Chapadas tem roteiro filmagem e edição de Murilo Santos.

Relatório, livro e documentário serão lançados pela SMDH na tarde (14h) desta terça-feira (1º. de setembro), no Auditório do Memorial Maria Aragão (na praça homônima, capacidade: 60 pessoas). A SMDH integra o Fórum de Defesa do Baixo Parnaíba, conjunto de organizações que têm se preocupado em estudar a problemática da soja naquela região.

Maiores informações: SMDH, (98) 3231 1601, 3231 1897.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados