[Demorei bastante a escrever sobre este disco que vale muito a pena. Ouçam! Confiram!]
AS DORES ELEGANTES DE NAENO
Compositor piauiense apresenta repertório dolorido com elegância em novo disco.

[Rindo ou chorando. Capa. Reprodução]
Um dos artistas piauienses selecionados em alguma edição passada do Rumos Itaú Cultural – Música, ali, em um cd onde apareciam artistas maranhenses e do estado vizinho, tomei conhecimento do compositor Naeno, entre nomes como Cesar Teixeira, Rosa Reis, Cacuriá de Dona Teté, Narguilé Hidromecânico, César Nascimento e a banda Boca de Lobo.
Dele não conhecia, até então, mais que as duas músicas ali registradas, que me agradam bastante. Agora ele me reaparece, chorão, em Rindo ou chorando [independente, 2008], trabalho inspirado que faz jus à “dor elegante” dos gênios Paulo Leminski e Itamar Assumpção.
From the United States of Piauí, como cantaria outro compositor, Naeno tem lugar garantido entre os grandes nomes da fossa brasileira: não faria feio tocando numa roda com nomes como Dolores Duran, Antonio Maria e Orlando Silva – não que careça morrer, “poeta bom, meu bem, poeta morto”, nada disso: é bem possível nas vitrolas do Bar do Léo. Afastai as navalhas: o amor é bonito, mas dói como uma quase rima.
Rindo ou chorando, o título, é verso tirado de Sempre te amei: “por toda parte rindo ou chorando/ chorando ou rindo te seguirei/ dizendo mesmo de quando em quando/ formosa, eu sempre, sempre te amei”. Mesmo rindo, a música de Naeno é dor, mas não a óbvia rima batida de amor e flor e quetais.
Entre o choro e o tango, irmãos em lamentos, sempre com sotaque nordestino – sua marca –, Naeno assina todo o repertório. A citada Sempre te amei em parceria com Jônatas Batista, Não termina em parceria com Glauco Luz e Pastor amoroso, música sua para poema do português Fernando Pessoa.
Para quem acha que “o Piauí tanto faz” ou, menos mal, parou em Torquato Neto, Naeno é um pedaço dessa geografia sentimental que precisa ser aprendida e descoberta por todos.
[Tribuna Cultural, Tribuna do Nordeste, hoje]
