Rádio comunitária Conquista é lacrada pela segunda vez

por Ed Wilson Araújo *
A Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retomaram a repressão contra a rádio Conquista FM. A emissora comunitária do bairro Coroado foi novamente lacrada na manhã de 1 de dezembro, em uma operação que contou com a participação de um delegado e quatro agentes da Polícia Federal (PF), cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

Os agentes levaram a mesa de som e o gerador de estéreo. Segundo os comunicadores da emissora, a operação foi monitorada por telefone pelo diretor da Anatel no Maranhão, Tomaz Francisco Estrela Filho. O presidente da associação mantenedora da Conquista, Magno Cruz, recusou-se a assinar o documento de lacre apresentado pelos policiais.

O fechamento ocorreu um ano após a primeira investida da PF/Anatel na emissora. Em dezembro de 2004, uma megaoperação lacrou 13 comunitárias na região metropolitana de São Luís.

A diretoria da associação está obtendo apoio jurídico do advogado Dimas Salustiano, que vai impetrar mandado de segurança para tentar reabrir a emissora e recuperar os equipamentos. Após o lacre, um grupo de 12 militantes da rádio teve uma reunião com Tomaz Estrela. Ele disse que reconhece o papel da Conquista, mas está cumprindo a lei.

Sem fins lucrativos, a rádio Conquista foi inaugurada em 2001 e vem desenvolvendo um trabalho educativo junto aos moradores do Coroado e adjacências. As decisões na emissora são tomadas através de um conselho que permite a participação de todos os integrantes da associação mantenedora. O desempenho da rádio é reconhecido por diversas instituições e a ação da emissora já foi tema de várias monografias de estudantes de Comunicação Social.

A Conquista passa por várias dificuldades financeiras, mas sobrevive graças ao empenho dos militantes e às parcerias que consegue firmar com sindicatos e entidades dos movimentos populares.

A direção da rádio está convidando os apoiadores para uma reunião dia 11 de dezembro (domingo) para fazer modificações no estatuto da associação e definir os próximos passos da reorganização da emissora, com a disposição de reabri-la.

* jornalista e professor universitário

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados