Documentário sobre Lupicínio Rodrigues será exibido em São Luís, seguido de roda de música

Sessão acontece nesta quinta (4), às 19h, no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga)

"Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor". Cartaz. Reprodução
“Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor”. Cartaz. Reprodução

Ano passado, para o Farofafá, escrevi sobre o documentário Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor, de Alfredo Manevy, que então percorria o circuito de festivais, antes da estreia no de salas de cinema. Ao lado dele, outros importantes filmes com conteúdo musical não têm circulado pelas salas ludovicenses. Cito Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, baseado em canções de Adoniran Barbosa (1910-1982) e protagonizado por Paulo Miklos, e Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina, documentário de Ana Rieper, entre os exemplos recentes.

Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor reúne um time de primeira grandeza da música popular brasileira, entre interpretações de clássicos de sua lavra e depoimentos, ajudando a colocar o compositor gaúcho num merecido lugar de destaque entre os grandes da MPB, algo invariavelmente ofuscado pela chamada “fenomenologia da cornitude”, a tal dor de cotovelo de que, afinal de contas, ele é o inventor e maior representante. Mas também, como aprofundou o colega de redação no citado Farofafá Pedro Alexandre Sanches, debate o quanto esta diminuição de Lupi, como era carinhosamente chamado por pares de ofício, era também fruto de racismo, a partir, sobretudo, de não ter sido creditado entre os concorrentes ao Oscar, em episódio abordado pelo filme e que este busca reparar, artística e judicialmente.

O documentário de Manevy também não estreou nas salas de cinema da ilha, o que vai ser parcialmente corrigido por iniciativa do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (DAC/UFMA) e seu Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais longevos do Brasil, cuja 47ª. edição acontece entre os próximos dias 7 e 14 de junho. Na próxima quinta-feira (4), às 19h, Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor será exibido no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782, Centro, Canto da Viração, esquina com Rua do Passeio).

A sessão será gratuita, com abertura dos portões às 18h, com acesso pela lateral do Palacete (Rua do Passeio), observando-se a capacidade da casa (125 lugares). Às 19h acontece a exibição do filme, seguida de uma roda musical com a presença confirmada de artistas admiradores da obra de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), interpretando seus grandes clássicos. A roda é aberta e já tem confirmadas as presenças do compositor Joãozinho Ribeiro, dos cantores Zeca do Cavaco e Aziz Jr., além de Carbrasa (pandeiro), João Eudes (violão sete cordas) e João Neto (flauta) – outros artistas devem se somar à iniciativa, à altura do fabuloso legado do homenageado.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados