Gerô é o homenageado de hoje da Rádio das Tulhas

Moizes Nobre e Gerô. Reprodução
Moizes Nobre e Gerô. Reprodução

Ontem (22) completaram-se 17 anos do assassinato de Jeremias Pereira da Silva, o Gerô (1961-2007). Artista popular, cantor, compositor, escritor, cordelista e repentista, ele foi “confundido” – era negro – com um assaltante e torturado até a morte por policiais militares.

O episódio causou indignação na classe artística e na sociedade geral, à época. A então deputada estadual Helena Heluy (PT) propôs e conseguiu aprovar a lei nº. 8.641/2007, que estabelece a data de 22 de março como Dia Estadual de Combate à Tortura.

No carnaval de 2008, o Bloco Tradicional Pau Brasil, do Anjo da Guarda, homenageou Gerô, com o samba “Salve Gerô!“, de Gigi Moreira (1957-2020), Jeovah França, Josias Sobrinho e deste cronista. Em 2009, a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), através de seu plano fonográfico, lançou o cd póstumo “A Peleja de Gerô”, reunindo gravações do artista. O álbum permite perceber sua versatilidade, verve afiada e bom humor.

Gerô será homenageado hoje (23) na Rádio das Tulhas, a tertúlia semanal capitaneada pelos djs Ayawo Noleto e Victor Hugo, na Feira da Praia Grande, palco de emboladas de Gerô. Com entrada franca, o evento começa ao meio-dia e vai até às 18h. A edição de hoje contará com as presenças de colegas de ofício do homenageado: Paulinho Nó Cego, Pedro Nobre e Moizes Nobre – ao pandeiro, acompanhando o artista, na imagem que abre/ilustra este texto.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados